quinta-feira, 26 de maio de 2011

Quem nunca pensou em usar um sari?


Sari de algodão

Gente, essa semana está muito difícil postar alguma coisa porque é a semana do aniversário de 01 ano do meu sobrinho e estamos ajudando no que é possível.
Mas, ontem conversava com uma amiga sobre meus estudos da medicina e cultura indiana e pensei em postar algumas curiosidades sobre o sari ou saree, roupa indiana tradicional feminina. Comentei com ela que acho que não existe mulher que nunca tenha se imaginado dentro de um desses... Eu tenho o meu e quero mais!!! 



Sari de Chifon
 Algumas histórias contam que Draupadi, filha de Drupada e esposa de Pandava estava perdida quando foi abordada por um homem que puxou uma ponta de seu vestido tentando despi-la e humilha-la. Mas, o pano nunca se soltava do corpo da moça e assim ela não ficou nua e preservou sua pureza e ingenuidade.
Uma outra história fala, poeticamente, que o sari nasceu no tear de um caprichoso tecelão depois de ter sonhado com uma mulher. Ele juntou o desenho que as lágrimas faziam pelo seu rosto, a textura dos seus cabelos enrolados, o colorido do seu sorriso, a maciez de sua pele e começou a tecer. Teceu, teceu, teceu e quando conseguiu parar, deu um longo sorriso porque havia nascido o primeiro sari.
Na verdade o sari é um longo tecido enrolado ao corpo. Ele não é costurado, não é cortado e não tem botão nem presilhas (isso tudo tradicionalmente porque eu uso alfinete de fralda no meu para poder prender! rs...) Suas medidas variam de 5 até 9m de comprimento por 1,20m de largura.



Normalmente tem um acabamento acompanhando o comprimento e em um dos lados da largura porque depois de "vestidos" darão acabamento à parte de baixo da saia e a parte que será jogada sobre o ombro ou cobrirá a cabeça. 








Essa imagem é de um modelo de sari para casamento. Reparem a riqueza de detalhes. Vários indianos contam que se tecia saris com fios de ouro, mas que hoje não se tem mais isso (será?). Mas acredito que ainda se borde com fios de outro e até se aplique pedrarias e coisas do gênero.







Exemplos de Paisley




As estampas também podem ter significados variados e sua aplicação não é aleatória. Por exemplo as variações do paisley quando posicionados em pares simbolizam fertilidade. Estampas de elefantes ou que remetam esse animal, fazem alusão ao Deus Ganesha, aquele que destrói os obstáculos, mas também pode remeter fertilidade e realeza. Peixes simbolizam fertilidade também, além de abundância e prosperidade.



Outras peças compõem o conjunto. A blusinha curta e de vários modelos é chamada choli. Ao que parece, ele foi introduzido após a colonização inglesa, na época vitoriana não existindo inicialmente, quando as mulheres não usavam nada por baixo do sari deixando assim os seios descobertos ou prendendo o sari na altura das axilas. Tradicionalmente os ombros são cobertos, mas tem choli de todo tipo e trago alguns exemplos encontrados na rede e esquemas para quem quiser costurar o seu (os diy/faça você mesmo estão em inglês). Eu confesso que não entendi muito bem os riscos, e preferiria seguir as fotos para costurar, mas deixo aqui os dois para vocês.

Modelos de choli com os ombros cobertos

Modelo de choli com ombros de fora

Modelo de choli
Em baixo do sari se usa o ghaghra, uma espécie de anágua que deve ser coberta pelo tecido do sari. Então, finalmente alguns esquemas que encontrei na net de como podemos vestir nosso sari. Agora é só usarmos a imaginação e prepararmos nosso sari para gastar beleza, charme e delicadeza.




Um grande beijo e Namastê!

Nenhum comentário:

Meu Selinho

Meu Selinho