segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Prithivi - o elemento terra

Olá pessoal! Hoje o dia está lindo! Um céu azul e um sol delicioso! Que dia!
Partimos hoje para nosso quinto elemento da matéria: Prithivi (do sânscrito पृथ्वी pṛthvī, ou पृथिवी pṛthivī - duas grafias diferentes) ou elemento terra. Sendo o último é o elemento mais "denso" dos panchamahabhutas, o que não significa que ele seja menos necessário ou tenha menor importância. Contém a essência dos outros quatro elementos em si.

Prithivi abrange todo sentido de coesão. Representa a firmeza da terra e toda a possibilidade de estrutura sólida, tudo que dá sustentação à vida, aos pensamentos e sentimentos. Desta forma, toda estrutura corporal, da membrana celular até os ossos que compõem nosso corpo, é essencialmente prithivi.
Volto a lembrar que toda matéria é formada pela combinação dos panchamahabhutas, mas sempre com predominância de algum deles. ;)
Prithivi tem relação com a capacidade de perceber os odores que nos cercam, logo tem relação com o sentido do olfato (jnana indriya correspondente).
O órgão de ação (karmendriya) desse elemento é o ânus cuja função é a excreção, eliminação do produto final da digestão.
Assim, pudemos passar pelos panchamahabhutas e entender um pouco melhor cada um deles.
Agora vamos continuar nosso estudo e conversa comentando sobre os Doshas ou Humores Corporais.

Beijos e até já!

Nenhum comentário:

Meu Selinho

Meu Selinho