segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Falando de gravidez ...

Oi gente! Um a belíssima semana para nós!
Seguinte, estou preparando a postagem sobre os tridoshas, mas enquanto isso - confesso que minha cabeça está meio afastada dos estudos ayurvédicos - podemos falar um pouquinho sobre o asuntos gerais da gravidez, o que acham?
Logo que o ovócito é fecundado começam as mudanças... 
A antiga produção de progesterona pelo corpo lúteo é agora mantida pelo corpo amarelo gravídico até que a placenta possa assumir sua produção por volta da 9a semana. Bem como a produção de hCG (gonadotrofina coriônica himana). Desta forma, é enviado o sinal que neste ciclo o ovócito foi fecundado e que o endométrio deve proliferar para receber o embrião que começa a migrar pela trompa, ao invés de descamar e sangrar como ocorre todo mês.

E não é só o útero que se prepara para o novo ser que chega, nosso corpo todo muda para poder comportar essa nova vida!
A marcha, por exemplo... A mudança é para manter o equilíbrio já que o eixo de gravidade vai progressivamente se desviando para a frente com o peso das mamas e aumento do abdome. É bem mais evidente ao final da gestação e chamamos "marcha anserina" porque parecemos umas patinhas andando! Essa adaptação movimenta uma musculatura que, em condições não gestacionais, não são usadas e por isso sentimos mais dores lombares e cervicais. Nesse sentido, exercícios direcionados de alongamento e relaxamento são muito bem vindos!
A fome, os enjoos... Nosso metabolismo também fica alterado. Precisamos nos alimentar melhor porque agora tudo é dividido pelo menos para dois. Mas isso não significa que comemos por dois. Precisamos comer bem para nutrir satisfatoriamente os tecidos que se desenvolvem. Então, vamos comer bem e não precisamos comer muito!
O ideal são cerca de seis refeições balanceadas por dia: café da manhã (fruta, pão, leite, iogurte, cereal, etc), lanche da manhã (uma fruta, um sanduíche leve de peito de peru ou outro frio, um iogurte com cereais), o almoço (claro! variado e com os nutrientes da cadeia alimentar, com pouca gordura e sal na medida), lanche da tarde (semelhante ao da manhã), jantar e ceia (pode ser um café com leite, chá com biscoitos, etc). Desta forma não fazemos grandes intervalos sem alimento e diminuímos as possibilidades de hipoglicemia, síncope ou sensação de desmaio.
Associado a uma boa alimentação alguns colegas médicos iniciam logo na primeira consulta pré natal os complementos vitamínicos. Use sempre que seu médico orientar!
Ah! Outra coisa é a ingesta de líquidos que deve ser farta se não houver nenhuma restrição como doenças renais ou cardíacas! Água, suco de frutas, leite, refrescos, chás gelados. Evitar os refrigerantes por conta do gás e da falta de nutrientes, mas não significa que não possa tomá-los nunca!
Os enjoos também são característicos do início da gravidez, podendo ir até a metade ou mais tarde um pouco. Na verdade, não há uma explicação conhecida na medicina ocidental para a ocorrência dos indesejáveis enjoos, mas fala-se em uma resposta ao aumento hormonal súbito, a uma resposta autônoma ao fato de ter um ser "intruso" crescendo em nosso corpo, e outras explicações. É fato, algumas mulheres sofrem muito com os ejoos e precisam até ficar internadas (a tal hiperêmese gravídica) para ser hidratadas e ter os sintomas controlados. Tem mulheres que enjoam até dos cheiro do marido. E aí acho que preciso dos colegas psicólogos para explicar esse sintoma... Era o que fazia com minhas pacientes quando tinham esse sintoma... (tive duas que manifestaram aversão ao marido!)
O sono... Ah Esse é fruto do aumento de progesterona. Nossa! Nem me fale nesse danado desse sono! O tempo todo ele está ali, do meu ladinho e não se satisfaz com nada! Parece que quanto mais dormimos mais temos que dormir! Ai, ai...
As mamas... insuportavelmente doídas, muitas amigas mamães não aguentam as roupas apertadas e que atritem na pele das mamas. Isso realmente é um problema!

Precisamos preparar nossas mamas para diminuir as famosas rachaduras durante a amamentação. Fazemso isso gradualmente e quanto mais cedo começamos, melhor. Acreditem! Eu sei que é desconfortável, mas vale à pena!
Então, vamos começar com a toalha de banho. Depois do banho, vamos friccionar todo mamilo e areola com a toalha. Eu sei que dói, mas coragem! Fazemos isso várias e várias vezes e de verdade, sem enganações para nós mesmas! Não é um carinho, é um preparo! Depois que percebemos que a pele já está mais grossa, vamos esfregar a bucha de banho, durante o banho mesmo! Até o final da gravidez!
Associado a isso, escolhemo um lugar reservado de nossa casa ou apartamento e deixamos as mamas ao  sol da manhã ou finalzinho da tarde por cerca de 15-20 minutinhos.
Todas essas medidas são para engrossar a pele da aréola, onde o bebê vai abocanhar para sugar. Sentiremos menos desconforto se estivermos preparadas! ;)
A hidratação da pele que distente... Usamos cremes hidratantes na pele da barriga, mamas e coxas para evitar o estiramento excessivo e diminuir a chance das estrias. Mas não se enganem, quem tem tendência não tem creme hidratante que resolva! Eui gosto de usar óleos e é o que aconselho minhas pacientes!

As meias elásticas... Devem ser usadas tão logo o teste venha positivo!
Conversava com um colega cirurgião vascular sobre isso na semana retrasada. Agora existe uma meia elástica com os dedinhos de fora. Na minha primeira gravidez só tinha a comum. Estou usando essa, mas conversei com ele sobre o edema nos dedos. Segundo a orientação dele, não afeta nada e melhora o arejamento. Sinceramente, ainda estou me acostumando com esse modelo!
Bom, o importante da meia elástica é colocá-la corretamente - e isso vale para todo mundo!
Ou colocamos assim que acordamos, antes de levantar da cama, ou devemos voltar para a cama e colocar as pernas para cima por cerca de 10-15 minutos para então calçar as danadinhas... Rs! Mas o alívio vale à pena! Para quem já tem varizes então... Uma delícia!
Os cabelos e seus tratamentos... Bom, de uma forma geral, peço que minhas pacientes não façam tratamentos com produtos químicos no primeiro trimestre. Assim, peço que não façam tinturaçoes, nem escovas internacionais (aquele monte de tipos que mais parece a feira da providência!). Depois do primeiro trimestre, eu oriento que não usem tratamentos com amônia, formol e essas coisas que o povo usa para esticar as madeixas! Já ouvi muitas reclamações sobre isso, mas sempre retruco que mais vale um cabelinho crespo com bebê saudável do que um mega liso com um bebê alterado física ou mentalmente.
Hoje em dia já podemos até pintar as madeixas, há um tempo nem isso dava porque só tinha tinta com amônia e muitas substâncias capazes de causar malformações fetais. Então, converse com o colega que te acompanha e veja o que ele pensa. Se ele for mais "linha dura", não se zangue, está pensando no seu baby!
Bom, acho que falei, de uma maneira geral, das coisas que falo na primeira consulta pré natal! rs...
Ah! Isso aqui não é uma consulta e nem substitui a mesma, hein?! É um bate papo, uma conversa informal sobre questões que, normalmente, são conversadas no primeiro momento da gravidez.
Não deixem de ir a consulta do pré natal e levem suas dúvidas ao seu médico. Isso cria e estreita um vínculo fundamental entre vocês!
Um grande beijo!

Nenhum comentário:

Meu Selinho

Meu Selinho