sábado, 9 de julho de 2011

Tejas - O Fogo

Oi gente, que toda nossas vidas sejam repletas de transformações iluminadas!
Depois de uma pausa de alguns dias, sigo nas nossas conversas sobre os panchamahabhutas ou elementos "grosseiros" da matéria.
Essa é a vez do elemento Tejas ou Agni (do sânscrito तेजस् ou अग्नि respectivamente), ou Fogo em português. 
Ele é o terceiro grande elemento na sequência dos cinco que iremos ver. Lembram do princípio contido no elemento vayu? Movimento! Conforme ocorre o atrito entre as partículas de vayu, com uma velocidade muito grande, há produção de calor e do elemento fogo (tejas ou agni). Se alguém não conseguiu entender é só pensar em duas superfícies quaisquer entrando em contato e sendo atritadas uma contra a outra. Esfregue as palmas das mãos e terá calor - atributo, ou qualidade ou ainda guna de agni - esfregue uma lasca de madeira em uma fenda também de madeira e terá calor e depois fogo, atrite o fósforo sobre a superfície áspera e teremos a chama do fogo. 



Homem Kalahari fazendo fogo

Agni surge em decorrência da grande quantidade de movimento dentro de vayu - 
Assim, surge o terceiro elemento. Novamente agni não surge de forma mágica, como se tivesse aparecido de palavras mágicas e da varinha de Harry Potter (rs!) , mas da transformação dos outros dois mahabhutas anteriores. Entendendo isso, entendemos que agni contém então em sua essência os dois elementos anteriores - akasha e vayu. Isso vai acontecer até o último elemento da matéria.

Agni é a essência de toda e qualquer transformação, o calor irradiado por nossos corpos enquanto estamos vivos, o brilho de nossos olhos. Não somos nada sem ele pois é quem possibilita nossa vida. Enquanto Vayu é "O Sopro da Vida", agni é "O Fogo da Vida". Comburente e combustível, respectivamente. A nossa compreensão do mundo, nosso poder criativo, nossa nutrição celular, nossos pensamentos, nosso vigor físico e espiritual, tudo isso é tão melhor quão melhor for a qualidade de agni.
Jatharagni - o fogo digestivo
Agni está diretamente relacionado com o processo digestivo sendo o responsável pela transformação da maçã ou qualquer outra coisa que comemos nos elementos essenciais que irão nutrir as células. Também está relacionado com a formação dos dhatu (ou tecidos corporais), como veremos mais a frente em nossas conversas.
Agni é ushna (quente), tikshna (aguçado, afiado, pungente), ruksha (seco), sukshuma (sutil), laghu (leve) e khara (rugoso, áspero) e assim, todos os alimentos ou situações que apresentarem essas características tendem a aumentar o elemento fogo em nosso organismo. Aqui é bem fácil percebemos isso, querem ver? Como ficamos ao comer uma colher de pimenta? Semelhante aumenta semelhante, viram?! ;)

 
Dando seguimento, agni é o responsável pela capacidade que temos de perceber a forma de tudo que nos cerca através da visão. Assim, o tanmatra (ou objeto dos sentidos) relacionado com agni é rupa (ou forma dos objetos) e o Jnanendriya (faculdade sensorial) é a visão.
Sabidamente a visão é captada a partir dos olhos e são eles governam a ação de andar (karamendriya relacionado ao fogo) que comumente é executada através dos pés. Vejam o que o Dr. Vasant Lad fala sobre isso: "um homem cego pode andar, mas esse caminhar não tem direção definida. Os olhos dão direção à ação de caminhar."



Agni, e cada um dos outros quatro elementos da matéria, compõe tudo que é orgânico e inorgânico, toda e qualquer matéria seja ela mais sutil ou mais densa que existe no Universo. Assim, a Terra apresenta expressões desse elemento como percebemos, por exemplo, nos vulcões. Eles representam o calor desse nosso planeta da mesma forma que nosso calor corporal. Ainda a um nível maior, ou um tanto mais distante o que seria a nossa Estrela Pai, o Sol, senão também uma manifestação de características desse elemento?

Vulcão Etna, Itália
Então, como vimos anteriormente, agni também manifesta-se em tudo que é matéria, de forma maior ou menor ele sempre está lá.
Um grande beijo e até logo, logo! ;)

Nenhum comentário:

Meu Selinho

Meu Selinho