quinta-feira, 16 de junho de 2011

E por falar em Ayurveda

Oi pessoal!
Há algum tempo minha querida Fada-Madrinha Lecy vem insistindo para que eu inicie postagens sobre as coisas referentes ao Ayurveda. Mas ainda me sinto sendo aleitada por esses conceitos. É bem verdade que conforme aprofundo meus estudos, percebo que são afirmativas absurdamente compreensíveis para mim - talvez por estarem guardados em alguma parte do meu sub ou inconsciente. Como se tudo que ouço fosse apenas um reavivar de memórias...
Hoje, novamente, ela comentou que deveria começar a postar sobre Ayurveda e decidi começar! Vamos nos fortalecer juntos, então!

Para o Ayurveda, a medicina tradicional indiana, somos uma projeção do cosmos, do Universo. Assim, tudo, absolutamente tudo que acontece no cosmos pode e vai acontecer conosco. Estamos sujeitos às mesmas leis! E isso é maravilhoso porque nos possibilita observar o que nos cerca e avaliar todas as possibilidades. E foi assim que foi feito há milênios. Os sábios observaram, cautelosamente e a partir daí concluíram por semelhança que somos miniaturas ambulantes do macrocosmos.
Ayurveda (em sânscrito: आयुर्वेद), segundo as traduções do sânscrito significa "Ciência da Vida" ou o "Conhecimento da Vida" de acordo com a tradução. No texto clássico de Charaka Samhita lemos:  

"O termo ayus é a combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma” ( Caraka Samhita, trad. Dash e Sharma, 2007: vol I, p 25) - Extraído do site da ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda

Contudo, penso numa definição onde eu falaria: o Ayurveda é a ciência que promove aos homens a possibilidade de contemplar a vida através do corpo e mente saudáveis.
E é na busca do corpo e mente saudáveis que entendo que está a verdadeira medicina! Deixamos de tratar doenças e voltamos a tratar pessoas! Voltamos a fazer Arte!

Shirodhara
Pela reconstrução do pensamento, voltamos a pensar na doença como um desarranjo e no paciente adoecido como o principal colaborador no seu tratamento. A cura vem de dentro, sempre! A reformulação de hábitos - físicos e mentais - pode determinar mudanças estruturais significativas e, dependendo da evolução da doença, pode mesmo levar à cura. Essa é a proposta do Ayurveda! Curar o corpo e a mente! Reestruturação alimentar, oleações, aromaterapia, meditação, yoga, emplastros, chás, preparados de ervas e toda uma variedade de tratamentos que ao longo de milênios vem se provando eficazes, podem ser usados na busca do reequilíbrio físico.

Abhyanga

Na base de todo o estudo ayurvédico estão os cinco elementos fundamentais da matéria (ou panchamahabhutas) sem os quais nada no Universo pode ser formado.  Temos então Akasha, o espaço vazio ou éter, Vayu, o ar, Tejas, o fogo (também descrito com Agni), Apas, a água (também descrita como Jala) e Prithivi, a terra.
Vejam como é interessante pensar que as estrelas reluzentes do céu são formadas pelos mesmo cinco elementos que nós. Podemos até ir além, e dizer que, baseados no Ayurveda, somos estrelas também!


Neti Basti

Para começar do começo, ou de onde acho que seria interessante para todos, pensei em falar sobre cada um dos cinco elementos primordiais e a partir dessa postagem, inicio uma sequência sobre cada um deles. Sigo depois por esses caminhos ayurvédicos, entre uma mandala e outra, um artesanato, um chinelo e outro, conforme os ventos de Vata me levarem...
Espero que gostem e que se interessem por esse estudo tão útil para nossas vidas!

Um grande beijo e Namaste!

3 comentários:

Lecy C. Picorelli disse...

Rita,
Simplesmente formidável!!!
Sua capacidade de transmitir conhecimentos torna muito fácil o entendimento de algo, que para a maioria de nós ocidentais, poderia soar um tanto incompreensível.
Parabéns!!! Você se superou.
Acho que fiz bem em seguir a minha intuição insistindo tanto que começasse logo a transmitir ensinamentos tão belos e eficázes na prevenção e cura de tantas doenças, físicas, mentais ou espirituais.
Tenho certeza absoluta que muitas e muitas pessoas serão beneficiadas com as lições que vai nos brindar aqui e com seus cuidados como médica ayurveda.
Não vejo a hora de aprender mais!
Muito obrigada por compartilhar tudo isso conosco.
Beijos

Dromannain disse...

Aeeeeeeeeeeeeeeee....
Parabéns menina...
Nada como seguirmos um sonho mesmo que um tempo depois...
Vou aproveitar e colar um pouco tbm.. rssssssssss...
Afinal, sabemos o poder de equilibrar e curar que as ervas tem... Nada que um banho de poejo não dê jeito... rsssssssss...
Mais uma vez meus parabéns...
Bjs...
PS: Ow Lecy, qq coisa vc puxa as orelhas dela... kkkkkkkkkk...

Rita Lameirão disse...

Oi gente!
Sem palavras!
Só posso retribuir dividindo com vocês essa fonte infinita de saber...

Beijos

Meu Selinho

Meu Selinho