quinta-feira, 2 de junho de 2011

Requeijão caseiro

Oi pessoal, um dia cheio de luz para nós!
Obrigada pelo dia de hoje!
Aqui em casa nós adoramos requeijão e todos os tipos de queijo. Minha avó sempre fazia requeijão, doce de leite e essas delícias e eu herdei as receitas além de ter assistido por várias vezes ela na cozinha.
Então hoje eu vou deixar o passo a passo dessa receita, aproveitando que fiz e fotografei tudo! ;)
Ingredientes básicos:
1 litro de leite
3 colheres de sopa de vinagre branco
1 colher de margarina ou manteiga
Sal à gosto

Como fazer:

Ponha o leite para ferver em fogo baixo para evitar de grudar no fundo (esse aí ainda grudou).
Quando eu faço, gosto de usar um volume maior de leite porque o rendimento varia um pouco mas fica entre 01 e 02 copos por litro de leite. Essa variação vai da qualidade do leite e se a pessoa gosta mais cremosos ou mais durinho. Esse que eu uso tem muito pouca gordura e tem bastante massa (pouca água depois que talha).
Ah! Outra coisa, procurem evitar esses leites de caixinha porque eles têm muito conservante e dão muito pouca massa para o requeijão. O bom é conseguir um leite de fazenda.

Depois de fervido separe 01 copo do leite fervido (a medida é 01 copo de leite fervido para cada litro de leite). Como nós gostamos dele mais durinho eu vario muito essa medida. Em uma mesma receita faço um pouco tipo cream cheese e outro bocado mais molinho.








Retirado o leite misture o vinagre e vá mexendo (com o fogo aceso na temperatura baixa). Caso perceba que o leite está talhado antes de misturar o vinagre não tem problema nenhum.










Depois disso separe a massa do soro e coloque direto no liquidificador. Para isso pode usar um pano, uma peneira ou separar às colheradas e depois escorrer o restante do soro. Minha avó usava um pano, tipo um morim, para coar e deixar a massa bem sequinha. Essa massa serve também para fazer o queijo minas comum. No caso é só salgar e colocar na vasilha que se quer como modelo e apertar a massa para dessorar. Minha avó também fazia queijo enrolando essa massa em um pano e pendurando em algum lugar para dessorar. Mas vamos voltar ao requeijão... rs...

Coloque sal à gosto e 01 colher de sopa de margarina e bata essa massa no liquidificador. Eu bato primeiro sem sal e vou dosando o sal em seguida para não errar a mão! Conforme a massa for batendo vá acrescentando aquele leite que separou. Aí quem dosa é você!








A consistência final dessa receita ficou bem durinha, mas podem fazer à gosto!
Bom, depois disso coloquem nas vasilhas que preferirem. Eu uso copos de requeijão mesmo. Tenho mania de guardar esses copos e aproveito para isso!.
Agora vai uma dica! Separe um bocado e faça requeijão de sabores. Aqui em casa, se eu não fizer o requeijão de alho o povo reclama! Outras dicas deliciosas é de azeitona, salaminho, presunto, tomate seco, ervas finas e o que mais vocês inventarem.
Para isso basta misturar o sabor desejado a um pouco do requeijão já pronto. Ponha o alho, ou o salaminho picado, tomate seco ou qualquer coisa que queira fazer para bater junto no liquidificador. Só cuidado para não sobrar pedaços do que você bateu. Aí é só retirar e pronto.


Aí está meu requeijão prontinho. O da tampa azul é o de alho!

Para essa receita eu usei 5 litros de leite e fiz 1 litro de requeijão, bem durinho. Se tivesse amolecido mais acho que dava mais um copo e meio.
Outra coisa, essa receita é muito rápida, não se preocupem.
Bom, é isso! Espero que gostem e aproveitem!

Beijos

3 comentários:

Rosicley disse...

Oi Rita...
Delícia de receita... eu amo requeijão (caseiro, então!!!) é muito bom!!!
Minha faz um requeijão la na roça que fica um verdadeiro (manjar dos deusses).
Vou fazer com ela e trago a receita para você depois!!!!
bjoks!!!

Anônimo disse...

Olá, vim conhecer o seu blog e adorei tudo por aqui! Já estou te seguindo e virei sempre para ver as novidades! Veha conhecer o meu cantinho e deixe o seu comentário! beijos e até a próxima visitinha...

Rita Lameirão disse...

Olá meninas, sejam bem vindas e obrigada pelo carinho!
Não consegui responder antes porque tive alguns probleminhas por aqui, mas já estão resolvidos!
Rosicley, fico esperando a receita do requeijão e tudo que quiser compartilhar. Mande que eu posto, tá?
Jana, vou conhecer seus Blogs, sem dúvida!
Silvana, obrigada e volte sempre! Ali´pas, meninas, voltem sempre que quiserem!
Um grande beijo!

Meu Selinho

Meu Selinho