sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Refeição para qualquer dia!!!

Aqui em casa nos somos "massólatras" e, no almoço ou na janta, uma massa cai sempre muito bem.
Então divido com vocês o macarrão que fiz hoje para o almoço e que tem sido muito requisitado pelo meu marido! :)


Bom, cozinho qualquer macarrão - talharim, espaguete, parauso, fusilli, qualquer um - com sal e um bocadinho de óleo até o ponto al dente. Depois lavo com bastante água para tirar o máximo de goma. Uma dica que aprendi quando era pequena é lavar o macarrão com água gelada. Ele fica bem soltinho mesmo.
Depois, levo uma panela ao fogo e frito um bocadinho de bacon e alho. Nos dias em que não como carne faço só com o alho, fica muito bom também!
Depois de fritinhos, coloco uma colher de farinha de trigo no refogado, para fritar, e depois que a farinha incorpora o óleo acrescento o leite. Bom, a quantidade de leite vai variar com a quantidade de molho e com a textura que a pessoa vai querer. Uma dica é ir acrescentando o leite aos poucos, o que ajuda também a não embolar a farinha.
Feito isso, misture os queijos que gostar. Eu costumo usar muçarela (ou mozarela) e requeijão - esse de copinho. Mas pode usar os queijos que quiser.
Ajusto o sal, acrescento uma pitada de noz moscada e o molho está pronto.
Misturo o macarrão ao molho, aqueço em fogo baixo e... voilá! Bon appetit!

Dicas:
- Experimente acrescentar peito de peru, ou chester, presunto, etc... Só tome cuidado para não exagerar e ficar com gosto de tudo e coisa nenhuma
- Cuidado com a farinha! Às vezes erro a mão e fica muito grosso o molho. Basta acrescentar mais leite. Se ficar muito guarde o excedente na geladeira.
- Sirva com um fio de azeite, queijo ralado - de preferência o mesmo ou um dos que usou no molho.
- Usem a imaginação! Esse molho cai bem com tudo! Já fiz o mesmo molho para servir de acompanhamento para bife a milanesa e couve flor. Ficou um show!

Um grande beijo

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Rita, obrigada por estar no meu blog! Temos 'filosofias de vida' diferentes, mas o respeito pelas diferenças é fundamental, seja sempre bem vinda!!
Esse macarrão é 'tentador', e muito fácil, claro que vou fazer... bjsss...
silvia-flordemaio.blogspot.com

Rita Lameirão disse...

Oi Silvia, um belo sábado para nós! Com solzinho quente e um ventinho para refrescar!
O que seria do mundo se todos gostássemos de uma só cor? Que tédio! rs...
Quem sabe serão as nossas diferenças que nos farão mais próximas? Na vida estou aprendendo sempre com quem caminha nessa mesma jornada!
Sinta-se à vontade para opinar, comentar, sugerir, tudo, tudo!
Um grnade beijo e obrigada!

Meu Selinho

Meu Selinho