quarta-feira, 28 de setembro de 2011

De volta às fraldas de pano... Que venham as nossas velhas amigas!

Oi pessoal!

Oi gente! Olha nós dois aí!
Como estou de molho em casa, não posso fazer esforço e não consigo ficar paradinha, nem é bom, estou aproveitando para arrumar e atualizar nosso cantinho virtual. Queria postar as coisas que tenho descoberto em meus passeios cibernéticos nos temas gestação, parto, bebês e essas coisas de grávida.

Nunca fui radical no uso de fraldas de pano e confesso mesmo que usei bastante com o Victor. Então, fui dar uma pesquisada porque a fábrica da Nova América não existe mais e queria um lugar para comprar uma boa fralda por um preço razoável. Já decidi comprar o tecido a metro para fazer as toalhinhas, mas para fralda é mais complicado... Pensando nisso, lembrei da minha avó e da minha mãe me ensinando a dobrar fraldas de pano quando estava grávida do meu primeiro filhote.
Então fui à minha procura e vejam o que descobri  que me fez repensar quase tudo...
Logo confirmei que a Fábrica da Nova América não existe mais mesmo! Na verdade, achei um endereço em Caxias, aqui no Rio, mas nenhuma outra referência. Acho que não tem mais nada de lá! :(
Logo em seguida, achei sites muito interessantes com umas fraldinhas super transadas e de cara falei: -Ah! Calça enxuta! Isso aí é bom ter uma ou duas na lista de compras! rs...
Mas prestando bem atenção achei verdadeiras obras de arte.
Acho que a base eram mesmo as antigas fraldas enxutas, mas hoje é muito mais transado e bacana! Muito "in" mesmo! Lendo os detalhes aprendi coisas que nunca me dei conta e que compartilho com vcs...
Segundo o Blog Fralda Bonita (mas outros sites falam as mesmas coisas):

- uma criança utiliza 5500 fraldas durantes seus primeiros 2 anos de vida;
- fraldas levam em média 450 anos em sua decomposição, nos lixões;
- conta-se 5 árvores abatidas para 5500 fraldas descartáveis;
- em média, 2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis (ex o município de SP produz 13.000 toneladas diárias de lixo = 260 toneladas diárias de fraldas descartáveis)
- um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas. Quanto é mil bilhões de fraldas em termos de volume?
- no processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação do papel, (sendo que este também é utilizado nas fraldas), há liberação de dioxinas. E também no caso do lixo plástico (leia-se fraldas descartáveis ídem) ser queimado.


Por um minuto pensei em usar apenas as de pano. Estava decidido! Nenhuma fralda descartável! Mas aí também pensei na água que eu iria gastar para lavar as fraldas de pano e os lençóis e roupas que seriam molhados com muito mais frequência.
Fiquei temporariamente em uma sinuca de bico! Então resolvi mesclar os uso. Sim, não posso bancar a boa moça e dizer que não vou usar fraldas descartáveis, aliás, que o meu bebê não vai usar - rs... - mas voltaremos ao uso das de fraldokas pano sim, com muito orgulho! Já estou me preparando!
Deixo para vcs uma lista de alguns sites que visitei e encontrei fraldas bem legais, inclusive um com PAP de como fazer a própria fralda (quero testar assim que minha máquina tiver aqui de novo).
- Fralda Bonita
- Bio Fraldas de Algodão
- Slingando (aqui ensina a fazer as novas fraldinhas de pano)
- Dipano fraldas ecológicas

Bom, é isso aí! Enquanto escrevia essa postagem fiquei pensando que os absorventes também devem sujar muito o planeta e que também devem demorar muito para se decompor. Hmmm! Mais um argumento para não menstruar! rs...
E para terminar...
Um close no nosso bebê!
Beijokas!

2 comentários:

Neli Rodrigues disse...

Estou tentando te seguir, desde hoje pela manhã, mas não tô conseguindo.
Vou tentar outras vezes, mais tarde.
Bjs♥

Mariana Teixeira disse...

Vi que o post já tem algum tempo, e fiquei curiosa pra saber como está, como foi o andamento com as fraldas de pano modernas? Aqui já faz mais de 1 ano que estamos em uso exclusivo delas.

Depois que começamos a usar, e que nos adaptamos super bem, quis logo ficar só com elas :-)

Usamos pra dormir e pra sair também.

Das fraldas que você citou, gostei muito da Dipano, são as que melhores se encaixaram aqui pra nós.

Parabéns pelo post!

Meu Selinho

Meu Selinho